Notícias

CONASA AMPLIA E AUTOMATIZA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM ITAPEMA

CONASA AMPLIA E AUTOMATIZA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM ITAPEMA

Obra deverá estar finalizada em abril de 2021, elevando a capacidade de tratamento

A Estação de Tratamento de Esgoto Morretes, em Itapema, já conta com um novo sistema de Pré-Tratamento em operação totalmente automatizado, responsável pela remoção de sólidos grosseiros, areia, óleos e gorduras, o que proporciona um efluente com melhor qualidade para as próximas etapas do tratamento.

As obras de ampliação da ETE seguem em ritmo acelerado para a implantação de novas tecnologias de operação que trarão maior eficiência ao tratamento dos efluentes como os sistemas de lodos ativados, decantação, desidratação de lodo e desinfecção, elevando a capacidade atual de tratamento de 250 litros por segundo para 450 litros por segundo.

O sistema de lodo ativados apresenta elevada eficiência na remoção de matéria orgânica, sendo a decomposição acelerada realizada por bactérias aeróbias. Após essa etapa, o efluente passará pelo sistema de decantação onde a parte sólida – lodo em excesso - é separada da parte líquida e direcionada para tratamento específico em um novo sistema de desidratação. Já a parte líquida, formada pelo esgoto tratado, seguirá para o sistema de desinfecção, retornando posteriormente ao meio ambiente.