Notícias

SANETRAT É HOMENAGEADA COM PRÊMIO MEIO AMBIENTE

SANETRAT É HOMENAGEADA COM PRÊMIO MEIO AMBIENTE

Empresa do Grupo Conasa é reconhecida pelo tratamento de efluentes industriais, chorume de aterro e fossas

A Câmara Municipal da Estância Turística de Salto/SP premiou nesta quarta-feira (20/06) a Sanetrat Saneamento S.A com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente. A Companhia foi escolhida como exemplo de organização que promove benefícios diretos ao meio ambiente. Desde 2001 o prêmio é concedido a entidades, empresas ou lideranças que desenvolvem ou apoiem projetos e trabalhos voltados à sustentabilidade ambiental.

A homenagem aconteceu junto com a entrega da premiação aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Salto que venceram as categorias Desenho, Cartaz, Texto Dissertativo-Argumentativo e Fotografia no XVIII Prêmio Câmara de Meio Ambiente sob o tema “Biomas brasileiros: ameaças x preservação”.

Desde 2001 a premiação, instituída no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, tem o objetivo de envolver os estudantes em temáticas importantes para a sobrevivência do Planeta como a importância dos rios, solução para os resíduos, a água como ciclo de vida, cuidados com a natureza, atitudes para o comportamento sustentável, esporte e meio ambiente, energias renováveis, entre outras.

A Sanetrat iniciou suas operações em Salto em 2008 e se dedica a tratar efluentes industriais, chorume de aterro sanitário e fossas. Os tratamentos são realizados nas centrais de tratamento da empresa localizadas em Salto/SP e Itapema/SC, e diretamente nas instalações das indústrias. Atualmente, a companhia atende mais de 200 clientes de vários segmentos de mercado. 

A Central de Tratamento da Sanetrat em Salto utiliza processos de alta tecnologia com a finalidade de tratar uma ampla gama de efluentes industriais como metais pesados, efluentes ácidos e alcalinos concentrados, efluentes com elevada carga contendo traços de hidrocarbonetos e solventes clorados, efluentes oleosos livres ou emulsionados e lodos gerados de tratamento físico-químico ou biológico. A expertise desse trabalho está se tornando padrão para as outras unidades da empresa localizadas em outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

“O trabalho realizado pela Sanetrat em Salto é fundamental para a recuperação dos rios, em especial o Jundiaí e o Tietê, que integram a bacia hidrográfica do município. O tratamento e o descarte dos efluentes industriais de maneira correta permite que os rios melhorem sua qualidade. Muitas indústrias têm dificuldade em tratar seus rejeitos por se tratar de uma atividade altamente especializada. Uma central de tratamento como a disponibilizada pela Sanetrat, que gerencia o tratamento adequado dos efluentes, passa a ser de fundamental importância à sustentabilidade das empresas, dos rios e do meio ambiente”, afirma Francisco Faus, diretor da Sanetrat, empresa do Grupo Conasa.